Fazendo Parte

Você está pensando em participar do grupo, mas não sabe exatamente o que ele faz? Aqui vai um resumo das nossas principais atividades. Entre em contato conosco, venha conhecer o grupo e, se você quiser mesmo ficar, será muito bem vindo(a)!

Atividades Teatrais

Oficinas e Aulas de Teatro
Se você nunca fez teatro na vida, e morre de medo de pisar em um palco, não se preocupe. A maioria dos integrantes é assim quando começa. O foco do Química em Ação é utilizar o teatro como ferramenta para transmitir conhecimentos de química, o que significa que ninguém é artista profissional, sequer os membros são necessariamente químicos! Cada um tem suas habilidades e assim contribui do seu modo para que o grupo como um todo possa funcionar.

Assim, os membros que têm uma formação arstística maior, ou têm algo que saibam e gostariam de transmitir para o grupo, oferecem oficinas ou aulas de teatro para que os demais membros possam se desenvolver. Também contamos com uma integrante formada em teatro pela ECA que nos auxilia na nossa formação teatral. Mas o objetivo não é ninguém sair artista profissional, e sim desenvolver novas habilidades.

Aula de Teatro na ECA

O grupo também oferece oficinas externas, principalmente no início do ano letivo, para os novos estudantes da USP. Os membros que se sentem confortáveis passam atividades previamente planejadas, aqueles que preferem podem simplemente auxiliar na condução das oficinas.

Oficina aos Bixos 2010

Oficina aos Bixos 2011
Espetáculos e Funções Ligadas ao Espetáculo
O Química em Ação apresenta espetáculos tanto no próprio Instituto de Química da USP como nas escolas e instituições que nos solicitam shows por e-mail. Em alguns eventos o QeA possui apresentações rotineiras, como na Semana de Recepção aos Bixos, no Dia de Portas Abertas (A Universidade e as Profissões) e na Semana da Química. Também apresentamos na Estação Ciência e em alguns anos participamos da Semana da Química de outras faculdades, como a USP São Carlos e a Unicamp.

Para organizar a preparação dos espetáculos, além dos papéis que podem ser representados, cada membro possui uma funcão ligada ao espetáculo, como produção, direção, formação de pessoas, cenário, iluminação, etc. Se você morre de vergonha e não se sente confortável em representar um papel, não se preocupe: em todo espetáculo se precisa de pessoal para trabalhar nos bastidores, controlando a luz, o som, outros equipamentos ou auxiliando na realização das reações químicas. Os novos membros do grupo passam por um período de adaptação, no qual assumem o papel de ajudante de algum veterano.

Apresentação no Evento do Dia do Químico, do Sinquisp.

Ensaio na ECA

Apresentação na ETEC Tiquatira, 2010.
Atividades Administrativas

Reuniões e Funções Administrativas
Não é só de teatro que vive o grupo. Também é necessário discutir questões quanto à organização da entidade, e para isso são realizadas reuniões semanais ou quinzenais. Nelas, discute-se novos espetáculos, organiza-se mudanças no grupo e divide-se as tarefas que precisam ser realizadas. Cada membro possui, além de uma função ligada ao espetáculo, uma função administrativa, como compras, estoque de reagentes, marketing, tecnologia da informação e outras. A cada ano, ou quando necessário, as funções são renovadas. Assim como nas atividades teatrais, novos membros passam por uma fase de adaptação, realizando uma espécie de estágio nas funções, antes de se tornarem responsáveis por uma.

Outras Atividades
Ninguém é de ferro, e a amizade entre os membros também faz parte do grupo. Para aprofundar os laços entre os membros, o que ajuda a deixá-los à vontade entre si e perderem aos poucos a timidez, o QeA organiza sempre que possível encontros, viagens e afins. Afinal, todos estão no grupo também para se divertir!






Se interessou? Venha nos conhecer, sem compromisso! Basta falar com algum dos integrantes, ou nos contactar pelo site, e-mail ou Facebook!

Um comentário:

  1. adorei o que vocês fazem gostaria de participar e trazer p meu município eu moro no marajó, me chamo Williams Barbosa ou graduando de Química

    ResponderExcluir

Obrigado por nos deixar sua opinião!

Para conhecer melhor nosso trabalho, clique nas abas acima!

Interessados em solicitar uma ou mais apresentações, favor clicar em "Espetáculos".

Quer participar do Química em Ação? Clique em "Fazendo Parte" e entre em contato conosco! Aceitamos novos membros o ano todo.

Agradecimentos

  • Prof. Atilio Vanin (Fundador)
  • IQ - USP
  • Profª. Vera Lúcia Pardini
  • Profª. Denise F. S. Petri
  • Sessão de Atividades Auxiliares IQ - USP
  • Comissão de Graduação IQ - USP
  • Técnicos Sandro, Cris e Francisco
  • Tais Xastre